segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tv Record contra o Kit de combate a homofobia.



  A premissa básico do jornalismo moderno é a objetividade e imparcialidade. É o que há de mais elementar no momento de se produzir uma notícia. O novo jornalismo (penny  press) veio fornecer informação e não propaganda.Veio separar os fatos das opiniões. As idéias e conceitos desse novo jornalismo podem ser resumidas na frase desse correspondente em Washington da agência noticiosa Associatad Press:"O meu trabalho é comunicar fatos: as minhas instruções não permitem qualquer tipo de comentários sobre os fatos, sejam eles quais forem" (Nelson Traquina. Teorias do Jornalismo Volume I). Não que um jornal não possa emitir opiniões.Pode desde que elas sejam devidamente identificadas como material opinativo. É para isso que existem as crônicas, as charges, os artigos e o editorial. Mas é inadmissível que um jornal tente vender uma matéria jornalística para o cidadão ,fantasiada de notícia isenta de parcialidade. Isso é manipulação.

 Esse é o caso da Tv Record, que nas últimas semanas veiculou em seus programas jornalísticos notícias e reportagens sobre o Kit de Combate a Homofobia, produto que faz parte do programa Escola sem Homofobia, com uma clara tentativa de manipulação. Nessas notícias e reportagens, que chegaram até a se estender por 12 minutos, só foram  exibidas pela equipe ja da Tv Record opiniões contrárias ao Kit formuladas por diversos setores da sociedade, inclusive de representantes da comunidade LGBTT. Mas para um jornalismo justo e de qualidade sabemos que dentro de uma notícia/reportagem deve haver espaço para se tratar aspectos tanto negativos quanto positivos sobre  o assunto abordado, já que existem opiniões distintas a respeito do tema.Outros setores da sociedade que tem opinião contrário a que foi trabalhada  deveriam ter tido direito a voz. Só dessa forma poderíamos estimular à sociedade um debate público enriquecido e não levar um direcionamento a forma de pensamento da população . No entanto, está claro que essa não é a intenção da Record. A empresa não desejava enriquecer o debate público e sim empobrecê-lo, induzindo o público a partilhar da linha editorial do  canal.Uma empresa de  grande porte e com profissionais tão competentes não comete erros tão primários.Esse pecado jornalistico não foi cometido por engano, eles estavam agindo de má fé.

  A Record foi o canal de televisão que cresceu insinuando que estava aqui para combater a hegemonia da Globo e que tinha como proposta ser diferente dela. E o que seria esse "diferente"? A Record julga a Globo como manipuladora. Não é isso o que ela estaria sendo agora? Manipuladora? Mas engana-se quem acha que essa é a única semelhança que se pode identificar entre Globo e Record. A última vem tentando imitar o padrão de televisão estabelecido pela primeira copiando seus programas e novelas ( isso é bastante óbvio).A Record não tem real intenção de ser um diferencial, como a Globo ela se entende como empresa de comunicação e está interessada única e exclusivamente em lucro, pouco se importando com a qualidade do conteúdo da televisão que produz.É lamentável. E muitos se deixam enganar pelo lobo em pele de cordeiro que é a Record. Ledo engano, caro telespectador. No final são todas farinha do mesmo saco. No fim a Record é apenas um reflexo embaçado da Tv Globo.

 Quem perde  com isso é o jornalismo que tem a sua imagem manchada por mais um canal de tv irresponsável e o cidadão que recebe diariamente esse lixo dentro de sua casa. Muito mais digno seria se a Record se posicionasse abertamente sobre os assuntos com os quais não concorda. Existem  gêneros jornalísticos apropriados para isso. Dica:Editorial. Não sabe o que é o editorial, Record? Editorial:  gênero que expressa a opinião institucional e apócrifa (sem assinatura individual) do jornal. Trata-se de um gênero jornalístico que expressa a opinião oficial do jornal em relação aos fatos mais relevantes no momento.

5 comentários:

  1. Olá, Murilo!

    Oferecer informações, apresentando os fatos diferenciados das opiniões é uma raridade, ao menos na TV aberta. Muito interessante e importante o seu posicionamento. O único jornal que assisto, confio e gosto de acompanhar é o da TV Cultura, e só.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. primeiro, que sumida vc deu heim :) mas legal apareceu :)
    Amigo eu odeio tanto o Jornalismo da TV Record que por mim implodiria o predio com toda sua equipe de reportagem . Imparcialidade , essa palavra parece que é riscada do vocabulário da equipe de reportagem desta emissora .
    Aquela apresentadora do Jornal do meio dia , então é personificação disso que estou falando e os comentários que elas faz dos assuntos abordados então é lastimável . Isso sem contar as "crias" desta emissora espalhadas por ai ... ex o datena ...

    ResponderExcluir
  3. Murillo, um texto muito interessante, com certeza as emissoras de tvs visa tão somente apenas lucro e a Record não foge a regra. Tanto é verdade, como vc disse a emissora passou a fazer novelas quase igual sua concorrente, inclusive as novelas da Record as cenas não divergem muito.

    Desejo muito sucesso pra vc em seu blog. Seja bem vindo ao mundo dos blogueiros.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Murillo!

    Infelizmente, a ignorância reina em nosso mundo televisivo e as grandes corporações sabem disso. Não respeitam o bom senso, as leis, só querem manipular a "massa impensante", obter lucros, não importa os meios, só os fins.

    E aí vem misturado a religião, para piorar!
    É o caos completo!

    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  5. As crias da Record , voltaram !!!! que bom .. assim é só excluir um canal !!!

    ResponderExcluir