segunda-feira, 27 de setembro de 2010




Moral vem de uma palavra do latim, a palavra “mores”. Moral é todo um conjunto de normas que regulam o comportamento dos indivíduos dentro da sociedade.

Acredito que os valores da moral se modificam com o tempo e o espaço, então esses valores são transitórios. A aceitabilidade de um grupo depende do entendimento do coletivo sobre ele. Podemos usar como exemplo, os negros. No passado os negros tinham seus direitos negligenciados devido a valores negativos que eram atribuídos a eles ( desconsiderava-se a existência de sua alma, os entendiam como uma raça inferior, etc.).A sociedade evoluiu e, agora, entendemos que como qualquer indivíduo de outra etnia eles são inteligentes e capazes.

No que tange ao tema da homossexualidade, a sociedade brasileira ainda tem um longo caminho para percorrer. Precisa evoluir ao ponto de perceber que ser homossexual não é crime, não é pecado, não é imoralidade. Ainda estamos presos a conceitos calcados em valores religiosos que não se aplicam mais, ainda mais se tratando de um país laico, como se diz ser o Brasil. E são justamente essas velhas opiniões formadas ( Toca Raul!) sobre a homossexualidade que geram o preconceito, a homofobia. O Brasil é o país que tem o maior número de assassinatos a homossexuais no mundo e entre os estados com a maior concentração dessas mortes, encontra-se a Bahia. Além disso, impedem os avanços de várias conquistas dos LGBTs no campo jurídico.

Devido até mesmo a esses valores morais anacrônicos em nossa sociedade, ensinamos direta ou indiretamente os nossos filhos a serem preconceituosos, a não respeitarem a sexualidade dos indivíduos. Assim esse pensamento retrogrado se perpetua. É uma guerra injusta onde se encontram do lado oposto da força LGBT: a escola, que não aborda o tema; o governo, que não legaliza as leis favoráveis aos homossexuais, e a igreja, que se opõe a toda e qualquer evolução que se tente trilhar nesse campo. Precisamos perceber que os nossos atuais conceitos sobre a sexualidade necessitam de revisões e de sofrer alterações que comportem esse grupo cujos direitos vêm sendo negados.


Mas a luta para o contorno desses valores precisa ser diária. Não é só uma luta pelo reconhecimento aos homossexuais, mas é um passo adiante na evolução do pensamento moderno e dos direitos humanos.

11 comentários:

  1. enquanto politica e religião continuarem a se misturar - e se acharem uma so coisa - sera muito dificil vermos essa evolução.
    é complicado...

    abraços
    voy

    ResponderExcluir
  2. acho que as coisas e os valores estão mudando diariamente não importa muito o que ah com relação as coisas da vida...
    direitos todos tem e basta procurar-mos sem extrapolar ...

    adorei sua visita no blog ... amanha tem post novo..

    volte quando puder abraços

    ResponderExcluir
  3. ótimo texto.
    concordo com vc.
    e estava pensando sobre isso por esses dias, quando levantaram uma discussão sobre o casamento gay. Taí uma coisa que é absolutamente mal interpretada e uma prova cabal do que é a ignorância neste país.

    Obrigado pelo comentário.
    Um Cheiro!

    ResponderExcluir
  4. Ah, também sou um jornalista em [de]formação.
    saudações gilmarmendianas!

    ResponderExcluir
  5. Belo texto, Lilo! Só faltou dizer que foi sua contribuição para a campanha 24h de combate à homofobia, do blog Outting Cultural! Tivemos o maior orgulho de publicar suas sábias palavras! Quando quiser, participe mais! ;D

    ResponderExcluir
  6. Uma pessoa não deve ser discriminada pelo que ela professa ou deixa de professar. na verdade, o ser humano deve ser respeitado e seus interesses também. Acho também que não deve ter regalias ou a supressão de seus direitos em quaisquer que sejam os casos.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto, Murilo!

    Todos tem direito de livre escolha... homo, hetero, bi, poli! Não importa!

    Não é e nem nunca foi a opção sexual que definiu a integridade e dignidade de um homem, e sim os valores, como você ponderou de um modo brilhante.

    (Toca Raul!) [2]!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. É a gente tem que aprender muito ainda =/ Seguindo Blog :)

    ResponderExcluir
  9. Belo texto! A gente ainda tem muito o que aprender mesmo! Seguindo o blog!

    ResponderExcluir
  10. A Erinha já comentou primeiro do que eu.. uhsauhasuhsauh...
    Mas heeeey, gostei do teu texto e concordo com tua visão!
    Beijãão e volte sempre pro Detesto

    ResponderExcluir